MATEMÁTICA É SHOOOOW!

Loading...

sexta-feira, 30 de março de 2012

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Neste ano de 2012  estamos iniciando em todo o Brasil a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas  (OBFEP). Esse programa que em 2010 aconteceu em caráter de Projeto Piloto  nos estados de BA, GO, PI e SP e em 2011 nesses estados mais MA e MT é, a partir deste ano, um  programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Destinado ao ensino médio e ao último ano do ensino fundamental a OBFEP conta com o apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) através do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) e o apoio do Ministério de Educação (MEC).
A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas visa a valorização da escola pública, a melhoria do ensino e estudo das ciências, propiciando ao estudante uma forma de avaliar sua aptidão e seu interesse pela Ciência, em geral, e pela Física em particular. A OBFEP de um ponto de vista mais geral, se insere no conjunto de ações que buscam o sucesso e a permanência do estudante na escola e o desenvolvimento de práticas educativas que envolvam o maior número possível de estudantes; visa-se, assim, o uso das ciências para compreensão da realidade dos alunos com a realização de atividades que estimulem sua criatividade, podendo-se citar como objetivos gerais: a)  Contribuir para a melhoria da qualidade do ensino em ciências na educação básica; b)  Promover maior inclusão social por meio da difusão da ciência; c)  Ampliar o uso das tecnologias da informação e da comunicação com fins educacionais; d)  Ampliar canais de colaboração entre universidades, institutos de pesquisa, sociedades científicas e escola públicas; e)  Fomentar a integração entre escola e comunidade.
A OBFEP 2012, conforme o Regulamento, terá duas fases; a primeira que acontecerá no dia 28 de AGOSTO (terça-feira)  nas escolas, será teórica e objetiva; a segunda fase ocorrerá em 10 de NOVEMBRO (sábado), será discursiva, terá uma parte teórica e uma parte prática e será aplicada  nos  Centros de Aplicação. Em cada fase a prova será específica para a série que o aluno estiver cursando no ano de 2012,  havendo três níveis:
Nível A: para estudantes que estiverem cursando  em 2012  o 9º ano do Ensino Fundamental;
Nível B: para estudantes que estiverem cursando em 2012  as 1ª e 2ª séries do Ensino Médio;
Nível C: para estudantes que estiverem cursando em 2012 a. 3ª série do Ensino Médio.
                                                                               
                                                                                  http://www.sbf1.sbfisica.org.br/olimpiadas/obfep2012/

Nenhum comentário: